quinta-feira, 15 de novembro de 2007

EVIL DEAD / NOITE DOS MORTOS VIVOS

Sinopse
Cinco estudantes vão passar um fim-de-semana numa cabana isolada nos bosques de Tennessee. Os jovens têm estranhas experiências causadas pela presença do Livro dos mortos (o Necronomicon Ex Mortis, encadernado em papel humano e escrito em sangue), que acabam por encontrar.

Mais tarde localizam um gravador que contém uma fita gravada. A fita foi gravada pelo dono da cabana, um arqueólogo, com a tradução de algumas passagens do livro. Ao ser reproduzida pelos estudantes, desperta os espíritos que estavam adormecidos e que habitam o bosque. Os espíritos começam a possuir os jovens um por um, até que o protagonista e único sobrevivente Ash acaba com eles.

Crítica
Não seria justo ter um blog sobre terror e fantástico e
não incluir o filme Evil Dead, atrozmente traduzido para português por “A noite dos Mortos Vivos” que nos leva a confundir este título com outra obra de George A. Romero.

Realizado em 1981 por Sam Raimi (sim, o realizador do Homem Aranha) este filme rompeu paradigmas e introduziu um novo conceito para a altura: humor negro mesclado com Gore regado com possessões demoníacas.
Já vi e revi este filme mais de 10 vezes e não me canso de o ver (por falar nisso está na altura de o ver novamente!!!) é um dos meus filmes de referência que, obviamente, recomendo e do qual gostaria de ver alguns feedbacks aqui publicados.

O que mais marca é a personalidade do protagonista ASH que foi elevada ao seu expoente máximo nas sequelas Evil dead II (1981) e Army of darkness (1992).


“Devido ao grande conteúdo de violência a versão original foi proibida em vários países, como na Finlândia, na Islândia, na Irlanda e na Alemanha.
Na Alemanha o filme teve sua exibição proibida durante quase 10 anos. Nestes anos circulava clandestinamente no mercado negro. Foi exibido publicamente em 1992 com várias edições e censuras, até que em 2001 foi lançado em DVD sem cortes.”

In “Wikipedia”


Sem comentários: