segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Blindness / Ensaio sobre a cegueira







Sinopse
Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada "sociedade de cegos" entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.
in"CinemaPTGAte"
Opinião
Adaptação da magnífica obra literária de Saramago "Ensaio Sobre a Cegueira".
Como acontece na maioria das adaptações ao cinema de obras literárias, também este filme não se cola ao livro, quanto a mim são dois mundos distantes tocados apenas por um fio condutor, o argumento.
O filme é bom e retrata o pior da humanidade em situações de crise, contudo, pega no argumento do livro, carrega no acelerador e, nas partes finais, omite muito da obra que julgo essencial para se passar a mensagem completa.
De salientar o facto do elenco ser de luxo, apesar de eu achar que algumas interpretações ficam muito aquem do habital, entre elas a de "Gael Garcia Bernal".
Acho que vale enquanto filme e falha enquanto adaptação de obra literária.

Sem comentários: